Como cuidar da sua cadeiras de rodas?

Alguns poucos cuidados com a sua cadeira de rodas podem aumentar significativamente a sua vida útil. Então aqui vão algumas dicas e recomendações de como cuidar da sua cadeira de rodas, para que você aumente o tempo de vida do seu equipamento e torne seu uso mais seguro.

1) Vamos começar com a limpeza

Antes de mais nada, tente manter sua cadeira de rodas sempre limpa. Limpe apenas com um pano úmido, com água e sabão neutro, sem utilizar jatos d’água. Evite usar produtos a base de cloro. Seque em seguida.
Então, se quiser caprichar, um polimento com cera não abrasiva vai dar um brilho especial.
Para manter a aparência do assento e encosto, remova a sujeita com uma esponja com um pouco de detergente e água morna. Esfregue delicadamente no sentido das fibras do tecido. Se a sujeira estiver impregnada tente utilizar uma escova macia para removê-la. Espere secar, não coloque na secadora.

2) Onde guardar, ou melhor, onde não guardar…

Não deixe sua cadeira tomando sol e chuva. Guardar a cadeira fora de casa, ou na varanda do apartamento, exposta a chuva, umidade e sol forte reduz a vida útil do seu equipamento.
Guarde sempre a Cadeira de Rodas em local seco arejado e abrigado da luz solar

3) Para prolongar a vida útil.

Na medida do possível, evite andar na praia ou em ruas não pavimentadas. Locais arenosos como praias não combinam bem com cadeira de rodas. Principalmente se a cadeira for motorizada. A terra, a areia fina e a maresia vão penetrar nas partes móveis e articulações. Isto reduzirá bastante a vida útil da sua cadeira. Então tente evitar ao máximo o contato da cadeira com a água do mar e areia.

4) Fique de olho

Uma verificação de rotina poderá aumentar significativamente a vida útil e a eficiência de sua cadeira.
Evite surpresas, mantenha sempre tudo certo e ajustado
Sempre que for usar sua cadeira de rodas verifique os itens principais: se as rodas estão firmes, o estado dos pneus, se os freios estão funcionando e se alguma parte está danificada ou solta.
Acerte tudo “antes” de sair por aí.

A cada 3 ou 6 meses
É muito importante você saber e acompanhar como está o desgaste de cada parte da sua cadeira.
Então, de tempos em tempos, inspecione as principais partes estruturais: garfos, rodas, eixos, engates e a estrutura como um todo. Aproveite para remover qualquer acúmulo de sujeira ou pontos de oxidação que encontrar. Então avalie se alguma parte precisa ser reparada ou substituída.
Finalizando, lubrifique as partes móveis sujeitas a atrito ou fricção, como eixos e rolamentos.

Uma vez por ano
É aconselhável fazer uma inspeção mais detalhada, uma revisão geral.
Se você preferir leve sua cadeira a uma oficina especializada para uma revisão completa.

Dica: Segurança em primeiro lugar. Se por qualquer motivo alguma parte da cadeira necessitar ser removida, tenha o cuidado de, ao montá-la novamente, apertar as porcas convenientemente e verificar se ficou firme antes de usar.

Dica: Hoje em dia o alumínio é bastante utilizado nas estruturas ou partes das cadeiras de rodas, com o objetivo torná-las cada vez mais leves. Mas isto não torna sua cadeira à prova d’água e à prova de corrosão.
Mesmo em uma cadeira de rodas de alumínio existem diversas partes e componentes feitos de aço, como os rolamentos, eixos, molas, parafusos entre outros.
Sendo assim, sua cadeira não deve ser molhada e cuidados especiais devem ser tomados com o excesso de umidade e maresia. Se necessário, utilize graxa, óleo ou silicone spray para proteger sua cadeira em condições de uso adversas.

Estas foram nossas dicas de como cuidar da sua cadeira de rodas.
Esperamos que tenha gostado e que estas informações possam ser úteis no seu dia a dia.
Tem outras dicas de como cuidar de uma cadeira de rodas?
Envie para nós! Agradecemos sua colaboração.

Aproveite e conheça nossos modelos de cadeiras de rodas: cadeiras de rodas manuais, cadeiras de rodas motorizadas, cadeira de rodas de alumínio, cadeira de rodas reclinável.